Quintal do Samba

Tudo começou na Rádio Montanhesa AM de Viçosa em 1990, com uma idéia de se fazer um programa de cunho cultural focando o carnaval. Os pioneiros deste projeto foram: Pádua jr., Cosme José e Erli Júlio.

O programa além de trazer informações do carnaval carioca e de outros grandes centros, trabalhava também o carnaval viçosense.
Uma das atividades mais marcantes nesta fase, foram as transmissões ao vivo de vários carnavais de viçosa e de outras cidades da região, com análises técnicas, reportagens, entrevistas, coberturas à ensaios de escolas de samba e blocos, tudo isto aliado a uma bela pitada de irreverência.

Este trabalho era um momento muito especial dentro do Programa Quintal do Samba.
Mas, daí começaram surgir novas idéias, dentre elas, a de se fazer um programa onde o samba fosse prioridade, mas que não se restringisse apenas a questão do carnaval, abrindo espaço para o samba chamado de “ano inteiro”, especialmente o de raiz, abordando sua história e trajetória.

A partir daí o programa deixou de acontecer somente na época do carnaval e passou a ser semanalmente, aos sábados. O sucesso veio imediatamente, e as novidades não pararam mais. O público da cidade e região adotaram o Quintal do Samba de uma forma jamais vista numa rádio em Viçosa.

Neste período veio a etapa do programa nos bares, era o Quintal do Samba, deixando os estúdios e indo para as ruas ao encontro do seu público, formando uma grandiosa caravana de sambistas e pagodeiros.
Com este movimento, o Quintal do Samba incentivou vários grupos de pagode que existiam na região e motivou o surgimento de vários outros. O movimento do samba e pagode crescia junto com o prestígio do próprio programa.

O Pádua Jr. aos poucos foi se tornando o grande líder do movimento Quintal do Samba, que crescia a cada dia, sobretudo pela sua experiência na área e profundo conhecedor de outros movimentos semelhantes que se tornaram sucessos no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Isto, devido Pádua Jr. gozar de boa relação no mundo do samba em todo Brasil. Por isto, ele sempre buscou propor intercambio cultural e proporcionar grandes shows em Viçosa.

Assim Viçosa presenciou: Grupo Fundo de Quintal, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Mestre Marçal, Luis Carlos da Vila, Jorginho Bonsucesso, Toninho Geraes, Ricardo Barrão, Eliane Jansen, Serginho Meriti, Neguinho da Beija Flor, Marquinhos Satã, Evair Rabelo, Serginho Beagá, Geraldo Magnata, Nelson Cebola, Marinês, Fabinho do Terreiro, Grupo Samba e Cia, Eduardo Gatão, Nonato, Almir Guineto, Grupo Só Preto Sem Preconceito, Arlindo Cruz e Sombrinha, e muitos outros.

Com o objetivo de criar um espaço exclusivo para o Samba e Pagode em Viçosa, veio então outra inovação. Foi construído o Espaço Cultural Quintal do Samba em 1998.  Por problemas adversos à vontade dos idealizadores, esta iniciativa durou pouco tempo, mas deixou muitas lembranças e saudades.

No entanto, nesta época já existia a Associação Cultural Quintal do Samba, que graças ao esforço da sua Diretoria, mas também, contando com o apoio de muitas pessoas, autoridades e entidades diversas, conseguiram legalmente em 2002 a concessão pública para transmitirem em Viçosa a emissora Quintal do Samba FM, 106.3, a Rádio Quintal FM, como é carinhosamente conhecida na cidade.

O Programa Quintal do Samba, que perdurou de 1990 a 2002 na Montanhesa AM, foi escola para o surgimento de vários talentos do rádio, porque dava espaço e oportunidades reais a quem quisesse ingressar neste ofício.

Sempre de portas abertas, a equipe do programa Quintal do Samba, teve muita gente participando, dentre elas podemos lembrar: José Afonso Karibé, Pança Sete Cordas, Reinaldo Toque de Cor, Tony Mendes, Lano Oliveira, Gilson do Banjo e muitos outros.
Atualmente o Programa Quintal do Samba é levado ao ar na Quintal FM, de 2ª a 6ª feira, das 18 às 19 horas e aos sábados das 14 às 18 horas, sob o comando do apresentador “Brassamba”.

Quintal do Samba - O único programa que virou rádio!
Av. P.H. Rolfs, 81, sala 510
CEP: 36570-000
Viçosa / MG
Total de visitas: 126450
Visitas hoje: 41